Teclas de atalho -> ALT+1 = Atos Oficiais  |  ALT+2 = Receita/Despesa  |  ALT+3 = Gestão Fiscal  |  ALT+4 = Servidores  |  ALT+5 = Licitações  |  ALT+6 = Contato  

SOBRE O PORTAL
Início > Sobre o Portal



O que é e como Funciona

O  Portal da Transparência é um site de acesso livre, no qual o cidadão pode encontrar informações sobre como o dinheiro público é utilizado, além de se informar sobre assuntos relacionados à gestão pública.

 

Desde a criação, a ferramenta ganhou novos recursos, aumentou a oferta de dados ano após ano e consolidou-se como importante instrumento de controle social. A fim de atender de forma mais eficiente a crescente demanda e as obrigações de transparência. Entre as novidades, estão: formas diversas de apresentação dos dados, mecanismo de busca integrado e intuitivo, melhor usabilidade, mais recursos gráficos, maior e melhor oferta de dados abertos, adequação a plataformas móveis, maior interatividade. E não deixe de experimentar as ferramentas de notificação para ficar informado sobre os temas de seu interesse!

 

O Portal da Transparência reforça, assim, com novos recursos e mais informações, sua razão de ser uma ferramenta que permita ao cidadão, de forma cada vez mais eficiente, fiscalizar e assegurar a boa e correta aplicação dos recursos públicos. Como funciona o Portal Os dados divulgados no Portal são provenientes de diversas fontes de informação, entre as quais estão os sistemas estruturadores do Governo – como o Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo e o Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos.

 

Os órgãos responsáveis por cada fonte de informação encaminham seus dados para o Portal, que recebe, reúne e disponibiliza as informações na ferramenta. A periodicidade de envio dos dados depende do assunto tratado, assim como a periodicidade de atualização das informações no Portal. Uma vez carregadas no Portal, as informações são disponibilizadas para conhecimento do cidadão de diversas formas, como: painéis, consultas detalhadas, dados abertos.

 

O acesso ao Portal não requer usuário nem senhas, sendo permitido a qualquer cidadão navegar pelas páginas de forma livre, bem como visualizar e utilizar os dados disponíveis da forma que melhor lhe convier.

 

Entre e conheça mais sobre essa importante ferramenta à sua disposição!


Voltar">HyperLink